É possível congelar alho, mesmo havendo controvérsias sobre o seu sabor após o descongelamento. Uma boa ideia é fazer experimentos com uma pequena quantidade antes e tirar suas próprias conclusões, mas congelá-los pode ser muito útil se de repente você tiver um excesso de alho em mãos.
Método 1 de 3: Alho Inteiro
-
Selecione cabeças de alho de qualidade. Remova toda a sujeira que puder ver apenas limpando suavemente.
-
Coloque-as dentro de um saco resselável de congelamento. Coloque uma etiqueta com o nome do produto e a data (a data é mais importante; você provavelmente pode ver que se trata de uma cabeça de alho).
-
Use. Tudo o que você precisa fazer é retirar um dente de alho, descascá-lo e usar normalmente. Não levará muito tempo para descongelar, mas você pode ralar ou cortar (com uma faca afiada) o alho enquanto ainda estiver congelado.
Método 2 de 3: Alho Picado ou Inteiro
-
Remova os dentes de alho do bulbo. Descasque cada um.
-
Deixe o dente de alho inteiro ou corte-o em pedaços pequenos.
-
Enrole os dentes de alho inteiros ou picados em filme plástico ou folha de alumínio. Coloque o alho embrulhado dentro de um saco resselável de congelamento.
-
Congele. Faça uso quebrando a quantidade necessária da massa picada, ou simplesmente pegue um dente (se tiver ficado mole, ele só serve para usar em cozidos que o permita ser cortado ainda mais). A massa congelada pode ser ralada, assim como o dente de alho se ele tiver permanecido intacto.
- Use dentro de seis meses.
Método 3 de 3: Alho Oleoso
Esse método exige o congelamento imediato do resultado para evitar uma possível intoxicação alimentar (ver Advertências abaixo).
-
Selecione uma cabeça de alho adequada. Separe os dentes do bulbo e descasque-os.
-
Coloque os dentes de alho em um processador de alimentos ou liquidificador. Adicione óleo na proporção de duas partes de óleo para uma parte de alho.
- O azeite de oliva é uma boa escolha, ou um óleo vegetal de sabor mais suave de sua escolha.
-
Amasse ou bata para misturar os dois ingredientes.Transfira para um recipiente com tampa que possa ler levado ao congelador para evitar a transferência de odor.
-
Use. Enfie uma colher de chá ou faca de manteiga na mistura e retire a quantidade necessária de alho oleoso para fazer coisas como molho de macarrão, adicionar sabor de alho a carnes, cozidos e outros pratos e para usar em frituras ou salteados.
- Não deixe essa mistura descansar em temperatura ambiente; mantenha-a congelada ou aqueça-a imediatamente.
Dicas
- Pão de alho é uma ótima maneira de congelar alho, apesar de claramente ter apenas um uso.
- Apenas os alhos mais frescos devem ser congelados. Uma boa cabeça de alho deve ser firme ao toque e ter uma casca clara e semelhante a papel. Se ela estiver brotando, manchada, soltando um pó cinza ou se deteriorando, não compre ou use-a pois ela pode estar estragada.
Avisos
- O alho é um alimento de baixa acidez. Devido à baixa acidez, quando misturada com uma falta de ar que ocorre ao adicionar alho a óleo, existe um risco de crescimento de bactérias à temperatura ambiente. Clostridrium botulinum pode crescer, o que pode causar uma intoxicação alimentar grave e até mesmo mortal. Isso significa que qualquer método que utilize óleo e alho deve ser armazenado resfriado, usado imediatamente após a remoção do congelador ou geladeira e não ser deixado para aquecer naturalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário