quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

COMO LIMPAR FERRAMENTAS COM FERRUGEM

Como tirar ferrugem de suas ferramentas – Por mais que cuidemos de nossas ferramentas, mais cedo ou mais tarde um ponto de ferrugem acaba aparecendo. Mas esse não é o fim da linha para ela! Com alguns pequenos cuidados, você poderá recuperar sua ferramenta e deixá-la reluzindo mais uma vez.
Uma das soluções mais legais, e que recomendamos, é utilizar uma mistura caseira que, além de barata, não precisa de cuidados para ser descartada, como os ácidos comerciais. Ou seja, 100% ecológica!
Na imagem abaixo você verá um alicate já com alguns pontos de ferrugem, que usamos como modelo aqui mesmo na dica de limpeza de ferramentas. Depois de alguns anos de bons serviços prestados, achamos que ele merecia um banho.
conservacao-ferramentas-01
Bom, a solução para tirar ferrugem de suas ferramentas é bem simples. Você vai precisar de alguns limões (uns dois limões já são suficientes) e bicarbonato de sódio. Essa mistura é clássica e tem até pessoas que falam que pode curar câncer, mas isso é papo para outros blogs.
Em um copo ou vasilha, extraia o suco de limão, espremendo-o (guarde alguns para a caipirinha, rsrs). Nós utilizamos luvas para manipular a solução: lembre-se que limão e sol na sua pele podem causar queimaduras sérias, então nunca é demais prevenir-se.
tirar-ferrugem-de-suas-ferramentas-01
Ao suco, adicione o bicarbonato de sódio à vontade. Mexa cuidadosamente essa mistura com um pincel.
tirar-ferrugem-de-suas-ferramentas-02
Tente manter a mistura mais pastosa possível, colocando bicarbonato de sódio para isso. Se preferir, você pode fazer uma solução pastosa acionando o suco de limão ao bicarbonato, vagarosamente. Mas não há uma regra nem receita para essa mistura.
Após feita a mistura, aplique-a com um pincel para tirar ferrugem de suas ferramentas, como mostrado na imagem abaixo.
tirar-ferrugem-de-suas-ferramentas-03
Passe o pincel molhado diversas vezes sobre a ferrugem, garantindo que a solução caseira para tirar ferrugem de suas ferramentas seja bastante impregnada na mesma. Passe a solução diversas vezes e vigorosamente na área enferrujada, mas cuidado para não ficar espirando limão para todos os lados.
Após a aplicação da solução de limão, seque sua ferramenta com uma toalha de papel ou pano de algodão. É muito importante secar bem para evitar a umidade. Com uma lixa d’água grão 300 dê polimento na sua ferramenta. Capriche para que ela fique brilhando como nova!
tirar-ferrugem-de-suas-ferramentas-04
Se você tiver uma microretífica, use uma escova de aço para limpar lugares de difícil lixamento. No caso do alicate, a escova de aço foi bastante útil para limpar as ranhuras.
tirar-ferrugem-de-suas-ferramentas-05
Após tirar ferrugem de suas ferramentas, aplique óleo lubrificante, como utilizado na dica de limpeza de ferramentas. Seque com um pano de algodão e pronto! Sua ferramenta estará como nova de novo.
tirar-ferrugem-de-suas-ferramentas-06
Gostou da dica? Tem algo mais para complementar? Comente aí embaixo e compartilhe!
ATENÇÃO: Não utilize essa solução para tirar ferrugem de suas ferramentas em ferramentas de precisão como paquímetros, calibradores, etc, nem para limpar peças de motores ou máquinas. Esses itens precisam de limpeza profissional adequada.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário