Sabe quando você compra algo novo e na embalagem vêm aqueles saquinhos de sílica-gel branquinhos com a inscrição “NÃO INGERIR”?
Logo você os descarta, sem mais nem menos, sem saber que eles são excelentes para cuidados da casa, das roupas e até mesmo dos alimentos!
Essas bolinhas transparentes de dióxido de silício são capazes de absorver até 30% do seu peso de umidade. Isso quer dizer que, para o que você conseguir pensar, elas ajudam a manter a umidade controlada.
Se o gel ficar com um tom rosado, isso significa que ele está com muita umidade e perdeu a utilidade. Você pode reciclá-lo em casa ou fazer um descarte correto para o meio ambiente. Basta colocar em uma assadeira e levar ao forno a 100 °C por 1 hora para secar.
Você pode reciclá-lo em casa ou fazer um descarte correto para o meio ambiente. Basta colocar em uma assadeira e levar ao forno a 100 °C por 1 hora para secar.
ATENÇÃO: O produto é tóxico se ingerido porque pode causar sufocamento em crianças e animais (como qualquer coisa muito pequenina) e também absorver uma parte da água do seu estômago. Se ele não estiver aberto, use sem medo!
Veja as sugestões para usar bastante esses saquinhos (distribuídos gratuitamente com muitos produtos!):
1. Salvar o Celular do Contato Com Líquidos
Como a função principal do gel é diminuir a umidade, ele pode muito bem substituir o arroz e tentar ajudar seu celular que decidiu tomar um banho.
2. Evitar Mau Cheiro na Mochila da Academia
Como evitar que as peças molhadas de suor não fiquem com aquele cheiro terrível ou fungos? Simples: saquinhos de sílica-gel!
3. Guardar Enfeites de Natal (Ou Outros Objetos)
Tudo aquilo que fica guardado por muito tempo, acaba ficando com cheiro de mofo e, às vezes, pode até estragar. Então, coloque alguns saquinhos do gel dentro dessas embalagens ou caixas para evitar esse problema.
4. Evitar Manchas Nas Joias de Prata
Não só na prata, mas, basicamente, qualquer joia que você queira deixar bem guardadinha.
5. Secar Lentes de Câmeras e Relógios
A umidade pode estragar esses produtos e também não é tão fácil limpar a parte interna. Deixe sempre um saquinho dentro da bolsinha dos seus equipamentos, se tiver, e na caixa de relógios.
6. Diminuir Chulé de Sapatos
Coloque um saquinho em cada pé ou prepare um saquinho cheiroso (como o pot-pourri) para salvar sapatilhas, tênis e outros sapatos desse probleminha.
7. Não Deixar Que Suas Ferramentas Enferrujem
Salvando a caixa de ferramentas de um jeito barato e fácil!
8. Deixar a Ração Dos Pets Sempre Sequinha e Crocante
Até os bichinhos se beneficiam dessa maravilha!
9. Mandar o Mofo de Peças de Couro Para Longe
Deixe dentro das peças ou nas embalagens em que você as guarda.
10. Manter o Para-Brisa Seco e Limpo em Dias de Chuva
Coloque na parte interna, bem pertinho do vidro, e veja a mágica acontecer.
11. Proteger Documentos Importantes, Fotos, Revistas e Coleções
Tudo salvo em pastas com um saquinho de sílica-gel protegendo de umidade e mofo.
12. Preservar Sementes e Grãos
Ficam sempre crocantes e novinhos, como arroz, feijão, sementes de abóbora e girassol e até mesmo aquelas que você compra para plantar.
13. Aumentar a Vida Útil da Lâmina de Barbear
Normalmente, a lâmina acaba perdendo muito de sua vida útil por conta da umidade que fica após o uso. Para prolongá-la, coloque-a em um pote com saquinhos de gel de sílica.
14. Secar Papéis Que Receberam um “Banho” de Bebidas
Derramou algo sem querer no seu caderno? Coloque as bolinhas do saquinho, um guardanapo por cima e deixe por 10 minutos.
15. Fazer Saquinhos de Pout-Pourri
Com flores secas, óleos essenciais ou essências, dá para fazer aquele saquinho que mantém o ambiente (como gavetas e armários) cheiroso e sequinho.
16. Secar Flores Mais Rápido
Para quem faz artesanato ou apenas quer utilizar as flores, basta deixá-las em um pote fechado com saquinhos de gel para secar mais rápido.
17. Manter Doces Sequinhos em Dias Úmidos
Já tentou fazer suspiro em dia de chuva? É quase impossível, não é? Experimente deixá-los secar com saquinhos de sílica-gel por perto. Também funciona com macarons!
Nenhum comentário:
Postar um comentário